Bitcoin: expectativa de lucro pode estar enganando os investidores, afirma Peter Schiff
O famoso crítico de bitcoin, Peter Schiff, voltou a expressar suas opiniões sobre a recente queda da criptomoeda. No último domingo (14), ele comentou que muitos dos chamados “holders” acreditam em uma valorização infinita do ativo, mas ele não está convencido. Para ele, quem mantém o bitcoin por muito tempo pode acabar se decepcionando com uma queda acentuada.
Schiff ressaltou que os detentores de bitcoin geralmente pensam que é impossível perder dinheiro com a criptomoeda e que, se aguentarem a volatilidade, terão grandes lucros no futuro. Porém, segundo ele, quando uma crença tão generalizada se estabelece, os mercados costumam fazer o oposto do que a maioria espera. Ele se manifestou a esse respeito em sua conta nas redes sociais: “Quando um consenso tão amplo se estabelece, os mercados tendem a contrariar as expectativas.”
A publicação gerou bastante movimento e rapidamente atingiu 130 mil visualizações, especialmente entre os críticos que não gostaram nada da declaração. É bom lembrar que Schiff é um ativo defensor de investimentos em metais preciosos como prata e ouro, e tem milhões de seguidores interessados nas suas análises.
“Não precisa me xingar, daqui a dez anos você já terá perdido muito dinheiro”
Conhecido por suas opiniões polêmicas sobre bitcoin, Schiff interagiu com um usuário que estava bastante irritado com seu comentário. O seguidor prometeu guardar a mensagem para revisitar em dez anos e, então, dizer a Schiff que ele estava completamente errado, usando um tom bem agressivo.
Apesar da ofensa, o crítico não se deixou abalar. Em tom descontraído, ele rebateu, sugerindo que, ao invés de se sentir ofendido, o seguidor deveria ficar feliz se provasse que estava certo. Schiff fez uma ironia ao afirmar que, provavelmente, a pessoa já teria perdido bastante dinheiro até lá. “Por que você sentiria necessidade de me xingar? Não ficaria feliz por estar certo? Provavelmente você já terá perdido muito dinheiro até lá. Mas prometo não jogar sal na sua ferida,” disse ele.
O bitcoin, ao longo de 2025, tem enfrentado uma queda significativa. Em outubro, havia registrado um novo recorde de preço, alcançando R$ 126 mil, mas, a partir de segunda-feira (15), caiu mais 3%, agora cotado a US$ 85 mil. Isso significa uma perda de 31% desde a máxima histórica.
Recentemente, Schiff também participou de um debate sobre bitcoin com CZ, o CEO da Binance, na Blockchain Week 2025 em Dubai. Ele reforçou suas opiniões contrárias ao mercado de criptomoedas, seguindo a linha da sua crítica de longa data.





